Aviso: este site pode não funcionar corretamente em dispositivos móveis. Recomendamos salvar o link e abrir em um computador para uma melhor experiência.

SOBRE O PROJETO

“8 Desertos de Erros” é um projeto colaborativo de plataforma digital desenvolvido através da arqueologia de mídias obsoletas, aqui manifestadas a partir de um grupo de 200 HDs descartados como lixo eletrônico. O projeto foi lançado em 18 de março de 2022, com uma ocupação-performance no Agulha, em Porto Alegre. Sua realização só foi possível através do financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC (Fundo de Apoio à Cultura) – edital FAC Movimento, do Governo do Estado do RS. Todas as imagens originais recuperadas foram retrabalhadas de forma a garantir o anonimato de seus proprietários. Caso reconheça alguma imagem de sua autoria e não tenha mais acesso ao conteúdo desse HD, entre em contato no desertodeerros@gmail.com. Ficaremos muito satisfeitos em devolver suas imagens e memórias.

DIREÇÃO

LEO CAOBELLI

Artista visual. Trabalha principalmente nas áreas da fotografia, vídeo e instalação. Graduado em Jornalismo (2003), pós-graduado em Fotografia (2012), mestre (2017) e doutorando em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Foi repórter fotográfico da Folha de S. Paulo (2006-2009). Fundou e fez parte do coletivo Garapa (2008-2015). Vencedor do Prêmio Brasil Fotografia, expôs no FoLa, em Buenos Aires (2017) e na Ecarta, em Porto Alegre (2019). Possui obras em coleções de museus como MASP, MAM(SP), MON Curitiba, entre outros.

ARTISTAS

Anelise de Carli

Artista visual, ensaísta, pesquisadora de filosofia da imagem e cultura visual e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com estágio de pesquisa no Institut de Recherches Philosophiques de Lyon. É cofundadora da Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades, coordenadora do Grupo de Pesquisa Pensamento por Imagem e co-coordenadora da Rede Idade da Terra.

Vicente Carcuchinski

Artista visual multimídia, graduado em jornalismo e mestre em poéticas visuais pela UFRGS. Estudou fotografia em Londres e atua no mercado audiovisual há dez anos. É co-orientador do Grupo de Interlocução em Fotografia da Planta desde 2018. Em seus trabalhos, investiga o tecido de memórias nos imaginários urbanos, tendo feito sua primeira exposição individual na Assembleia Legislativa do RS, em 2012. Participou de outras exposições e projeções coletivas em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Arles (FR) e Berlim (AL).

Leticia Lopes

Letícia Lopes nasceu em Campo Bom/RS, 1988, vive e trabalha em Porto Alegre. Formada em Artes Visuais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016), participa de mostras coletivas no Brasil e no exterior desde 2013, tendo seu trabalho apresentado em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Recife, França e República Checa. Em 2019 foi a vencedora do 3º Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa, e fez sua primeira individual no exterior, “I want to be adored” (La Rochelle/FR). Também em 2019, e agora em 2021 foi indicada ao Prêmio PIPA. Desenvolvendo sua pesquisa principalmente através da pintura, ela investiga espaços de ambiguidade e mistério entre realidade e representação, utilizando o suporte e a montagem como ferramentas para propor novos significados.

Isabel Ramil

Isabel Ramil é artista multimídia, com graduação e mestrado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Trabalha com Edição de vídeos, Cenografia, Iluminação e criação de vídeos para teatro e shows musicais. Como Artista Visual dedica-se principalmente ao vídeo e à fotografia e pesquisa de forma independente questões relativas à pornografia, gênero e sexualidade.

Cristiano Sant'Anna

Cristiano Sant’Anna é fotógrafo, mestre em Poéticas Visuais pela UFRGS e doutorando pela mesma universidade. Integra o grupo de pesquisa Cnpq Arte pública participativa: articulação entre poética e cidadania. Tem trabalhos exibidos no Brasil, Uruguai, Argentina e Rússia. É membro da Planta Estudos Visuais e publicou os livros fotográficos Arquipélago, Atalaia e Fotodobras. Desde 2017 desenvolve práticas artísticas em colaboração com catadores e recicladores da cidade de Porto Alegre, Brasil. Sua pesquisa encontra-se dentro do campo da fotografia, arte contemporânea, arte colaborativa e ação social.

Henrique Fagundes

Artista multimídia e arte-educador, trabalha a partir de excertos, símbolos, imagens e materiais encontrados em repositórios de mídias na Internet, buscando entender, através da criação de vídeos, animações, objetos e instalações, as lógicas socioculturais e afetivas por trás desse conteúdo. Em suas investigações tanto quanto em suas proposições educativas, intenta pensar o uso das novas mídias como ferramenta política, além de poética, refletindo-as como instrumentos de emancipação de novas narrativas e contextos.

Leticia Lampert

Letícia Lampert é artista visual, designer gráfica, e mestre em Poéticas Visuais pelo PPGAV-UFRGS (2013). Trabalha principalmente com fotografia, colagem e livros de artista. Teve seu trabalho destacado no Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2010), Prêmio Pierre Verger de Fotografia (2013), Prêmio de Fotografia Chico Albuquerque (2019), entre outros. Participou de residências artísticas no Brasil, China, Taiwan e França. Publicou até o momento 3 livros: Escala de Cor das Coisas (2009), Chai (2016) e Conhecidos de Vista (2018).

Marcelo Armesto

Marcelo Armesto é artista visual, designer e ilustrador. Mestre em Poéticas Visuais pelo PPGAV-UFRGS, tem no desenho o fio condutor de sua prática artística. Desde 2017 vem trabalhando com a literatura como deflagradora de uma série de trabalhos que envolvem a ideia de repetição, de corte e de montagem. Atualmente, além da atividade como artista, atua em como designer, criando projetos gráficos e ilustrações para o mercado publicitário e editorial.

Carina Levitan

Carina Levitan é artista sonora, graduada pela University of The Arts London. Trabalha com música e esculturas sonoras para performances e instalações. Fez a direção musical, trilhas e desenhos de som para diversas séries e curta-metragens, com premiações nacionais e internacionais.

Carlos Ferreira

Carlos Ferreira é um músico ambiente/drone de Porto Alegre/RS. Em seu trabalho, utiliza a guitarra como fonte para criar paisagens sonoras de tempo dilatado, visando uma experiência imersiva de escuta. Artista do selo Past Inside The Present (EUA), tem álbuns lançados por esta e outras gravadoras ao redor do mundo, como Assembly Field (Inglaterra), ARCHIVES (Espanha), Atlantic Rhythms (EUA), Aural Canyon (EUA), Histamine Tapes (EUA) e Giraffe Tapes (Geórgia), além de ter produzido live sets especiais para a Dublab Radio de Osaka (Japão) e Los Angeles (EUA).

Viridiana

Viridiana é o projeto artístico de Bê Smidt, mulher trans não binária multiartista de Porto Alegre. Mesclando referências da canção brasileira com a música pop dançante, Viridiana produz e compõe todas as suas músicas em seu home studio, sintetizando seus sons e suas verdades. Isso se reflete na releitura do pop brasileiro oitentista com um olhar contemporâneo que marca o álbum “Transfusão”, lançado pelo edital Natura Musical. Atua, também, produzindo faixas de outras artistas da cena de Porto Alegre, como Kaya Rodrigues e Nina Nicolaiewsky.

TÉCNICA

LEONARDO PISSETTI (Designer)

Paulo Fehlauer (Programador)

plugins premium WordPress